A decoração da casa pode influenciar muito no que ela irá refletir, por isso é bom se atentar aos elementos que irá atribuir para o seu lar de forma que o ambiente fique harmônico e transmita a energia que você deseja.
Há quem prefira decorações mais simples, outros as modernas e assim por diante, mas nesse artigo falaremos sobre a decoração rústica, essa que vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas por passar uma energia quente e aconchegante, se assemelhando mais a um visual da natureza entre os campos e florestas.
Geralmente ao buscar esse tipo de decoração as pessoas recorrem primeiramente aos móveis rústicos que são facilmente encontrados em lojas de móveis antigos ou usados. Mas acaba que em algumas situações o efeito não fica exatamente como o desejado e isso acontece justamente pelo investimento ter sido apenas nos móveis.
Para conseguir bons resultados com a decoração rústica, uma dica é explorar também outros elementos da casa, alguns que podem parecer simples, mas que com algumas reformas, contribuirão muito para a estética como um todo. Tais como a fachada, escadas, portas, janelas e demais que podem ser encomendados em uma serralheria.
Casa rústica
A casa rústica deve ser formada por elementos que remetem ao passado e a natureza, a sua estética foge do padrão onde se busca a perfeição dos detalhes e a modernidade.
O rústico na verdade possui muitos traços que passam a energia de algo inacabado ou que ainda está se formando, isso pode ser notado em alguns móveis de madeira que não possuem uma simetria exata em suas laterais. Não quer dizer que a peça foi mal feita, mas sim que possui um design trabalhado.
O excesso de madeira, cores escuras e traços que remetem ao antigo, tudo isso faz com que as peças rústicas sejam associadas a um ambiente quente, aconchegante, misterioso e sofisticado. Sendo uma ótima opção para quem zela por momentos sozinho com paz e tranquilidade.
Fachada rústica
A fachada é um dos elementos que podem agregar muito para o visual rústico, essa também é uma ótima opção para quem deseja ter economia, uma vez que os materiais utilizados são resistentes evitando a necessidade constante de manutenção. Veja quais são os materiais mais utilizados:
- Pedra;
- Madeira;
- Aço corten;
- Cimento puro;
- Tijolos à mostra.
Para usar esses elementos de forma rústica é preciso ter em mente que essa decoração exige um visual de que algo foi feito de maneira simples, sem ter necessitado de acabamento. Isso não quer dizer que a fachada deve ser toda mal acabada e desleixada, mas apresentar um visual mais associado a castelos antigos, casas de campo e fortalezas.
Também não quer dizer que a casa deverá ser inteira revestida pelo material selecionado, ao invés disso os elementos podem ser adicionados em um detalhe da construção, em uma parede única, nos muros ao redor ou em outro local que preferir. Para facilitar, escolha um dos materiais que deseja utilizar e de forma criativa pense como ele pode se encaixar em alguma parte da fachada.
Cores rústicas
Se a casa não vai ser inteiramente revestida pelos materiais acima ou você simplesmente deseja algo mais simples, então pode optar pelas tintas. As cores rústicas entram em contraste perfeito com pedras, aço corten e demais elementos, além disso, também apresentam uma estética incrível quando aplicadas sozinhas. Veja quais são essas cores:
- Bordo;
- Malva;
- Dourado;
- Creme avelã;
- Marrom quente;
- Verde acinzentado;
- Cinza;
- Azul petróleo.
Portas e janelas rústicas
As portas e janelas também são elementos muito importantes uma vez que contribuirão para a fachada da casa. Nesse caso ambos transmitem mais presença e personalidade quando são peças maiores e largas, enquanto as mais estreitas podem minimizar o efeito do local, o deixando mais simplório.
Para aqueles que não pretendem trocar as portas e janelas que já tem em casa, é recomendável que faça a pintura de tais com verniz marrom, optando por tons mais quentes ou frios de acordo com o restante da cor e materiais utilizados na fachada da casa.
Portas e janelas rústicas de madeira
As portas e janelas de madeira são as que mais agregam para o visual rústico, o modelo das mesmas pode variar de acordo com a sua preferência e o restante da estética da casa. Entretanto, os mais recomendáveis são:As portas e janelas de madeira são as que mais agregam para o visual rústico, o modelo das mesmas pode variar de acordo com a sua preferência e o restante da estética da casa. Entretanto, os mais recomendáveis são:
- Porta ou janela – maciça;
- Porta ou janela – inteiramente vidro com bordas de madeira;
- Porta ou janela – quadriculada de madeira e vidro;
- Porta ou janela – veneziana.
Grade rústica
As grades rústicas ao redor da casa, nas janelas ou varandas possuem uma estética mais refinada e minimalista, com peças geralmente em tons de grafite, preto ou marrom. As grades costumam possuir detalhes com símbolos ou formatos em sequência que se assemelham aos modelos antigos utilizados em castelos ou casas de luxo.
Grade de ferro rústica
Para o caso das grades o mais recomendado é o são as grades de ferro da Serralheria Água Verde que podem oferecer um ótimo acabamento em relação aos detalhes e ainda garante alta durabilidade.
Para o caso de utilizar as grades ao redor da casa, pode ser uma opção viável construir um muro baixo como suporte, de não mais de 1 metro. Esse muro pode ser revestido com o mesmo material utilizado na fachada da casa ou outro. A sugestão é o uso de pedras ou tijolos que passam a visão de proteção e fortaleza.
Escada rústica
A escada rústica é a chave de ouro para a decoração nesse estilo, tanto no ambiente interno quanto externo, a escada passa a sensação de um elemento forte e pode ser associado facilmente com casas de árvores e a natureza.
Escada de madeira rústica
Para a escada é indispensável o uso da madeira pura, sem tinta ou outro revestimento. O único produto que pode ser aplicado sem tirar o efeito rústico, é o verniz, que dará brilho e um aspecto “queimado” à escadaria.
Escada de madeira rústica interna
No ambiente interno a escada deve ser construída no formato que mais se adequa com o cômodo para o acesso aos demais andares. Nesse caso, tanto as tábuas de madeira quanto os próprios troncos partidos ao meio são bastante eficazes e agregam para a decoração.
A escadaria fica com acabamento mais leve e estético quando tem os degraus vazados, sem uma continuidade entre um e outro. O guarda-corpo pode ser feito também de madeira e associado a demais itens como cordas e ferro, ou então esse elemento pode ser feito de vidro, se tratando de uma excelente opção para as casas que já possuem esse material com as portas e janelas de vidro.
Escada de madeira rústica externa
Para o ambiente externo a escada deve ter uma madeira mais resistente para não se deteriorar com as alterações climáticas, as peças também precisam ser mais largas para evitar tombos, principalmente em dias de chuva.
A escada externa é útil para fazer a ligação do lado de fora diretamente com um andar superior, pode ser colocada em quintais assimétricos e dar acesso a uma peça externa, como a churrasqueira, chalé ou salão de festas.
Na área externa, esteticamente falando, a escada fica mais atrativa sem o guarda-corpo. Mas esse é um elemento opcional e recomendado caso tenha crianças em casa.
Como decorar escada rústica no jardim
Você já reparou naquelas escadas externas que possuem iluminação, plantas e outros elementos ao seu redor, criando até mesmo um cenário “instagramavel” ou excelente para fotos.
Para ter esse mesmo efeito a decoração deve ser feita ao redor da escada ou em seu guarda-corpo caso tenha um, com elementos relacionados à natureza e também investindo na iluminação. Veja como deixar a escadaria externa mais bonita:
- Decorar o guarda-corpo (caso tenha um) com flores ou plantas rasteiras;
- Para as escadas fixas ao gramado (formando um morro ou subida) é uma opção decorar o chão ao seu redor colocando pedras, plantas baixas ou luzes embutidas;
- As escadas que dão acesso aos cômodos superiores ou são muito longas podem ser rodeadas por árvores ou demais plantas.
Iluminação rústica
A iluminação rústica diferente da moderna é mais amarelada, podendo ser aderida no amarelo ou branco quente. A temperatura da luz contribui destacando os demais elementos, além disso, essa iluminação deixa os cômodos mais aquecidos e aconchegantes.
Iluminação rústica interior
Para o interior da casa a luz branca quente se encaixa melhor por não ser uma cor tão intensa, mas que oferece uma boa iluminação. A luz amarela por ter uma pigmentação mais alaranjada pode ser enjoativa e provocar irritação após um longo período de uso.
A iluminação branca quente gera gatilhos visuais que permitem o relaxamento, tranquilidade e descanso. Tirando a agitação e euforia das pessoas, por isso ela é ainda mais propícia para quartos e sala de estar.
Ideias de luminárias rústicas
As luminárias rústicas assim como as grades são mais detalhadas e minimalistas, geralmente feitas de madeira ou ferro, essas luminárias não possuem uma estética simplória.
Esse é o elemento que vai ser um ponto do ambiente com muitas informações, podendo chamar muita atenção das visitas. As luminárias rústicas também costumam ter bastante espaços para lâmpadas, geralmente exigindo de 3 a 5 peças.
Iluminação rústica externa
Na área externa a iluminação amarela pode entrar em jogo, agregando para a fachada da casa e atuando como um ponto de cor em meio às pedras e madeiras. A luz do lado de fora chama bastante atenção e passa a sensação de elegância, isso porque ao contrário da luz branca pura ou das demais, a iluminação amarela não é simplória.
Esses pontos de luz podem aparecer em grandes luminárias presas ao chão, em luminárias de parede ou embutidas no chão.