Como instalar chumbador em concreto: 4 passos

Saber como instalar chumbador em concreto corretamente é fundamental para evitar vários tipos de problemas no futuro.

No segmento da construção civil é bastante falado sobre as partes estruturais como concreto, madeira e aço, mas o que muitas pessoas esquecem é que a maioria dessas obras feitas se deve aos fixadores.

Os fixadores, como já sugerido em seu nome, são encarregados de basicamente fixar parte da estrutura ou algo, a outro item, seja ele na superfície ou em outro objeto.

No post de hoje iremos falar especificamente com relação aos chumbadores, que são usados com mais frequência dentro do ramo civil do que outros tipos de fixadores.

Como instalar chumbador em concreto: 4 passos

Tipos de chumbadores

Existem dois modelos de chumbadores: os químicos e os mecânicos.

O chumbador mecânico consiste em furar o espaço que você pretende usar o fixador, limpar o lugar que foi feito o furo e inserir o chumbador montado e ajustado, para que ele esteja preparado para fazer sua expansão, isto é, que esteja apto a ser fixado no lugar pretendido.

O chumbador mecânico mais popular – e usado – dentro da construção, é o parabolt, onde ele, depois de executado, consegue-se ao final um efeito de uma fixação que aguenta altas cargas específicas.

O outro modelo de fixador, é o chumbador químico, consiste em um resíduo de composto químico, que é inserido no furo e após a execução acontece uma adesão mais forte do que apenas o chumbador em si.

Suas aplicações podem ser usadas em estruturas de cerâmica, concreto, e solos que demandam uma baixa capacidade de sustentação e espaços aptos a sustentar resistências de cargas mais altas.

No grupo de chumbadores químicos, é possível ainda subdividir em chumbadores injetados e cápsulas, que nada mais é que a distinção da operação de introdução do chumbador, onde em um processo é colocado uma cápsula no furo e no outro é inserido um adesivo químico diretamente no furo feito.

Nesse mesmo grupo de chumbadores químicos, ainda é possível encontrar diferenças entre si. A diferenciação entre esses subgrupos acontece, especialmente, pelas bases químicas usadas em cada processo de aplicação, sendo ela em vinilester ou apoxiacrilato. Outra diferença importante é sobre as cargas que esses químicos, juntamente com o aço dos parabolt, aguentam, recebendo mutuamente grandes variações.

Para que serve o chumbador parabolt?

Fornecido em diversos tamanhos, o chumbador parabolt é recomendado para vários tipos de aplicações. Por aguentar altas cargas, esse modelo é bastante usado na construção civil e também para fixação de estruturas mais robustas, especialmente no concreto. A uma série de exemplos de aplicação que abrangem desde a fixação de ar condicionado, estantes, ventilador de teto e projetos de energia solar até estruturas metálicas, janelas, fachadas, portões e instalações hidráulicas e elétricas.

Além disso, esse modelo de chumbador também pode ser utilizado em equipamentos, pontes rolantes, máquinas, plataformas, escadas, apoios e corrimões, sistemas de movimentação e armazenagem, elevadores e em substratos maciços como colunas, pisos e vigas feitas em concreto.

Além de optar pelo fixador mais apropriado para cada aplicação, também é relevante fazer uma instalação correta. Abaixo, confira como montar e fixar o chumbador parabolt.

Como instalar chumbador em concreto?

Para montar e fixar adequadamente o chumbador parabolt é fundamental garantir a segurança e eficiência do produto. Montá-lo é bem simples e rápido: é só encaixar a porca do parafuso e, depois, a arruela. Em seguida, basta inserir a jaqueta com os cortes laterais virados para baixo e, por último, o cone, com a parte cônica virada para cima.

Ao finalizar, siga o passo a passo de instalação abaixo:

  1. Fure o lugar da aplicação com o tamanho e profundidade recomendados, conforme o tamanho do chumbador optado;
  2. Faça uma limpeza no furo para retirar possíveis resíduos;
  3. Coloque o chumbador com o apoio de uma marreta ou martelo, se preciso;
  4. Utilizando uma chave de aperto, aperte a porca. Com isso, será feita a expansão e finalizada a fixação.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!