Quer deixar sua loja mais segura? Saiba como fazer isso

Não é incomum ligarmos a TV ou acessarmos os portais de notícia na internet e nos depararmos com manchetes noticiando novos casos de roubo a lojas. Além de prejuízos financeiros e materiais, a experiência do roubo também deixa traumas psicológicos e, sobretudo, a sensação de insegurança – quem já passou por isso sabe como é difícil pensar em reabrir o estabelecimento! Para evitar situações como essa, algumas medidas de segurança podem ser tomadas para deixar sua loja mais segura!

Quer deixar sua loja mais segura? Saiba como fazer isso
Portão de comércio com cadeado

Como aumentar a segurança

Quando falamos em aumentar a segurança de ambientes comerciais, a adesão de equipamentos de segurança é uma das principais medidas que devem ser tomadas, mas há outras ações que podem te ajudar a deixar a sua loja mais segura, como, por exemplo:

  • Evite deixar produtos muito valiosos próximos da entrada ou saída da loja;
  • Mantenha seu comércio bem iluminado para facilitar a identificação de possíveis furtos;
  • Treine seus funcionários para identificar e lidar com possíveis situações de roubo e jamais deixe apenas um funcionário trabalhando por turno;
  • Evite deixar grandes quantias em dinheiro na loja. Sempre que possível, faça depósitos em banco, mas vá em horários ou dias alternados.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são indispensáveis para manter sua loja segura e protegida. Os equipamentos mais utilizados para dificultar a vida dos assaltantes ou identificá-los posteriormente no registro de Boletim de Ocorrência são as câmeras de vigilância interna e externa, os botões de alarme, as cercas elétricas, as grades para portões, portas e janelas e as travas de segurança para portas e portões. A seguir, veremos como cada um desses equipamentos funciona!

Câmera de segurança

Câmera de segurança

A câmera de segurança é um dos primeiros itens que adquirimos quando pensamos em equipamentos de segurança. Mais que monitorar o ambiente, a câmera de segurança pode intimidar pessoas mal intencionadas ou ajudar a identificar os assaltantes que não se intimidaram e cometeram o furto ou o roubo mesmo assim. Nesses casos, é importante se atentar ao tipo de câmera que você pretende adquirir, pois uma das principais diferenças entre as câmeras de segurança e de monitoramento é que a câmera apenas de monitoramento não armazena as imagens.

Qual a melhor câmera de segurança para uso externo

Sem sombra de dúvidas, a Intelbras iM5 é a melhor câmera de segurança para uso externo. Com excelente custo-benefício, a câmera Intelbras iM5 é à prova d’água, possui sensor de presença, visão noturna e funciona via conexão Wi-Fi. Outras vantagens da câmera iM5 são:

  • É possível consultar as imagens ao vivo da câmera mesmo à distância na palma da mão, por acesso remoto pelo celular.
  • Além de imagens em HD, a câmera de segurança Intelbras iM5 tem microfone e captura sons.
  • A câmera de segurança iM5 também é compatível com assistentes virtuais como Google Assistente, Alexa, Echo Dot, etc.
  • Os dados e as imagens da câmera podem ser armazenados em cartão micro SD de 8 a 128Gb ou podem ser acessados diretamente pelo aplicativo da Intelbras.

Ainda resta dúvidas que a Intelbras iM5 é a melhor câmera de segurança para uso externo?

Sistema de segurança cerca elétrica

Muitíssimo utilizada em casas e condomínios, a cerca elétrica também é uma opção mais que eficiente para compor o sistema de segurança do seu estabelecimento comercial. O sistema de segurança de cerca elétrica é principalmente utilizado em lojas ou supermercados localizados em regiões consideradas perigosas ou estabelecimentos de esquina, ao lado de lotes vagos ou que fazem divisa com muros da vizinhança. Nesses contextos, o sistema de segurança de cerca elétrica evita que possíveis meliantes acessem sua loja pelos fundos ou pelas extremidades.

No mais, como o próprio nome entrega, a cerca elétrica funciona à base de eletricidade e é instalada de ponta a ponta no topo de muros ou terraços. Quando ativada, a cerca elétrica pode causar choques elétricos de 8.000 a 21.000 volts, de modo que é imprescindível e obrigatório sinalizar o risco de choque com plaquinhas alertando para a alta-tensão.

Ah, e por falar em riscos de alta-tensão, na hora de adquirir a sua cerca, opte pela cerca elétrica pulsante. A principal diferença entre a cerca elétrica pulsante e a cerca elétrica contínua é que a do tipo pulsante repele a pessoa ou animal após o choque, ao contrário da contínua, que paralisa os músculos e mantém a pessoa ou animal preso na cerca. Nesse caso, a pessoa ou animal continua levando choques e corre risco de morte! Caso isso aconteça, você pode acabar sendo indiciado.

Janela de segurança

Outra maneira de proteger a sua loja de possíveis invasões é optar por janelas de segurança, que nada mais são que janelas equipadas com grades. No geral, as grades de segurança podem ser parte da estrutura da própria janela ou podem ser adicionadas posteriormente.

Grade de segurança para janela

Como dissemos, a grade de segurança não precisa, necessariamente, fazer parte da estrutura da janela ou, tampouco, ter sido instalada simultaneamente – e a instalação posterior é simples e rápida, com o menor quebra-quebra possível.

No geral, as grades de segurança para janela são fabricadas com aço ou alumínio e podem ser moldadas em diversos formatos, de acordo com a estética de sua loja!

Porta de segurança

Porta de segurança
Porta de segurança com trava

A porta de segurança segue a mesma lógica da janela de segurança, uma vez que também possuem grades de proteção. Seu diferencial está, portanto, na fechadura, que pode conter uma trava de segurança.

Trava de segurança para porta

A trava de segurança para porta é um acessório que, instalado junto à fechadura, reforça a segurança dos estabelecimentos. Quando somada a uma porta de qualidade, com folha de aço, por exemplo, a trava de segurança é ainda mais eficiente contra tentativas de arrombamento.

Outra vantagem da trava de segurança é que não precisamos necessariamente adquirir uma porta nova, que venha de fábrica com a trava, pois é possível instalar a trava de segurança na porta que você já tem em seu estabelecimento – entre em contato com uma serralheria de confiança e saiba mais!

Trava de segurança para porta
Instalação de trava de segurança para porta

Grade de segurança para porta

Como dissemos, as portas de segurança se assemelham às janelas de segurança por seguirem a mesma loja em relação às grades, que podem ser parte da estrutura da porta ou serem instaladas posteriormente.

A diferença entre as grades de janela e de porta é que as grades de janela comumente são fixas na parede, enquanto as grades de porta são móveis. Assim, em vez de ser soldada de forma estática, a grade de segurança para porta funciona como uma “segunda porta”. Afinal, é possível abri-la e fechá-la para a passagem dos clientes.

Ah, e a grade de segurança para porta pode ser deslizante ou pivotante: pode ser do tipo que abre deslizando para a lateral por um trilho ou pode abrir como as portas tradicionais. No mais, é possível adquirir a grade de segurança em diversos formatos e ornamentos!

Portão de segurança

Para estabelecimentos de grande porte, o ideal é utilizar portões de segurança. No geral, os portões de segurança são fabricados em aço e podem ser chapados ou de grade. Em ambos os casos, é possível aumentar ainda mais o desempenho de seu portão de segurança instalando uma trava de segurança.

Portão de segurança
Portão de segurança monitorado

Trava de segurança para portão

Há dois principais tipos de trava de segurança para portão e a escolha da trava dependerá do modelo de portão do seu estabelecimento. Se o portão for do tipo tradicional, o ideal é investir em uma trava de segurança para fechadura. Já se o portão for automático, a trava deve ser instalada em consonância com o motor para que, ao acionar o portão, a trava de segurança seja liberada.

No geral, a trava de segurança para portão possui acionamento mecânico, para portões tradicionais, ou eletromecânico, para portões automáticos. A diferença entre os dois tipos de trava é que a trava de segurança eletromecânica permite acionamento a distância combinado com a abertura do portão, enquanto a mecânica apenas destrava a fechadura.

Benefícios dos equipamentos de segurança para lojas

Sem sombra de dúvidas, o maior benefício dos equipamentos de segurança para lojas é justamente manter seu estabelecimento protegido e evitar não só prejuízos financeiros mas, também, traumas emocionais que podem surgir com a experiência do assalto. Mas há outros benefícios que o uso de câmeras, travas, cercas, alarmes, etc. podem te proporcionar, como:

  • Evitar falsas suspeitas e indiscrições com clientes, já que, antes de abordar qualquer pessoa e provocar indisposições, você poderá verificar a movimentação pelas câmeras de segurança.
  • Fortalecer a imagem de seu estabelecimento como um local seguro, propício para fazer compras ou consumir em segurança!
  • Promover um ambiente de trabalho seguro para que seus funcionários possam manter o foco ao exercerem suas funções – o que é impossível quando trabalhamos com medo.

Viu só como investir em equipamentos de segurança pode não só aumentar a segurança da sua loja como, também, propiciar um ambiente mais tranquilo e agradável para você, seus clientes e seus funcionários?

Benefícios dos equipamentos de segurança para lojas
Funcionária feliz em ambiente de trabalho seguro

Bom, estamos chegando ao fim de mais um papo e esperamos que, a partir dessa leitura, você tenha aproveitado as nossas dicas para deixar sua loja mais segura! E, se há algo mais que podemos fazer por você, não deixe de nos contatar!

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!