Saiba quais são os melhores motores para portões eletrônicos

O portão eletrônico é um objeto de desejo da maioria dos brasileiros devido às inúmeras vantagens que seu uso proporciona, especialmente quando falamos em segurança, praticidade e comodidade para o dia a dia. Mas, se você já tem ou pretende adquirir um portão eletrônico, vale a pena se informar sobre os melhores motores para portões eletrônicos para garantir o funcionamento eficaz e integral do seu portão!

Saiba quais são os melhores motores para portões eletrônicos
Portão eletrônico

Tipos de portões eletrônicos

Há pelo menos 3 tipos de portões eletrônicos disponíveis no mercado: o portão basculante, o portão pivotante e o portão deslizante. Nas próximas seções, você saberá quais as especifidades que distinguem esses três tipos de portão eletrônico e qual o motor ideal para cada modelo.

Portão Basculante

O portão basculante possui apenas uma folha que, quando acionamos o motor, se recolhe em sentido horizontal para permitir a passagem. Bastante comum em residências, o portão basculante pode ser fabricado em aço ou alumínio, com folha chapada ou em grade. A principal vantagem do portão basculante é a otimização de espaço, pois esse tipo de portão não necessita de espaço em suas laterais para ser acionado, tais quais os portões deslizante e pivotante.

Motor de Portão Basculante

O motor de portão basculante pode ser instalado tanto à esquerda quanto à direita do portão e sua principal característica é a presença de uma haste mais longa, responsável por erguer o portão quando o motor é ativado. Como o portão basculante fica suspenso quando acionado, é importante optar por motores de qualidade, com peças reforçadas capazes de sustentar o peso do portão e potência adequada para o desempenho do motor.

Portão Pivotante

O portão pivotante pode apresentar uma ou duas folhas e seu mecanismo de abertura é para as laterais, como uma porta. No geral, esse tipo de portão não é indicado para espaços com grande circulação de pessoas, uma vez que, quando aberto, as folhas do portão ocupam bastante espaço na calçada ou quintal da casa, podendo comprometer o fluxo.

Motor de Portão Pivotante

Quanto à escolha do motor para portão pivotante, vale se atentar ao subtipo do portão e seu material de composição. Com “subtipo”, falamos da quantidade de folhas do portão pivotante, que pode ser apenas de uma folha, que exige um motor simples, ou de duas folhas, que exige um motor duplo. Quanto ao material de composição do portão, falamo da possibilidade do portão ser de aço, alumínio ou madeira: cada material possui um peso diferente, que pode influenciar no desempenho do motor.

Motor de Portão Pivotante
Portão pivotante em área rural

Portão deslizante

O portão deslizante é o mais comum nas casas brasileiras por seu excelente custo-benefício e praticidade. O portão deslizante – ou famoso portão de correr – é composto de aço ou alumínio, possui apenas uma folha e tem abertura lateral. O mecanismo de funcionamento do portão deslizante é simples: no chão e no topo do muro ficam os trilhos pelos quais o portão irá deslizar quando o motor for acionado.

Motor de portão deslizante

O motor de portão deslizante possui mecanismo simples: quando acionado, o movimento conjunto da engrenagem com a cremalheira faz com o que o portão deslize pelos trilhos. Para garantir o melhor desempenho do portão eletrônico, é preciso que as demais peças – como a cremalheira – sejam compatíveis com o motor.

Qual melhor motor para portão eletrônico

Agora que você já sabe quais os principais tipos de portões eletrônicos e quais os principais modelos de motor para portão eletrônico, como definir qual o modelo ideal para o seu portão? Afinal, qual é o melhor motor para portão eletrônico?

Considerando que cada tipo de portão e seu contexto de uso exige um tipo de motor, o mais indicado é consultar a serralheria responsável pelo seu portão eletrônico. No entanto, nós temos algumas recomendações para você!

Qual melhor motor para portão eletrônico
Portão deslizante em fachada de edifício

Motor portão eletrônico Garen

A Garen é uma marca relativamente nova no ramo de motores para portões eletrônicos, mas, em seus 11 anos de trajetória, já tem se consolidado no mercado por sua extensa linha de modelos de motores para portões eletrônicos. No site da empresa, é possível encontrar automatizadores de portões eletrônicos basculante, pivotante e deslizante para casas, condomínios, empresas e indústrias.

Os destaques da marca são:

  • Motor de Portão Garen BV Duo 1/3 220 V para portão basculante
  • Motor de Portão Garen Deslizante DZ Niid para portão deslizante
  • Pivo Duo 1/4 Dupla para portão pivotante

Motor portão eletrônico Peccinin

A Peccinin é uma marca brasileira incorporada à italiana The Nice Group que fabrica motores de portões eletrônicos basculante, deslizante e pivotante. Muitíssimo citada quando o assunto é motores para portões eletrônicos, a Peccinin possui motores muito bem avaliados por usuários e especialistas.

Vale a pena ficar de olho nos destaques da marca:

  • Motor de Portão Deslizante Peccinin Fast Gatter 1/4 Hp para portão deslizante
  • Motor de Portão Pivotante 1/3 HP Alumínio Max 75cm Folha Simples Peccinin para portão pivotante
  • Motor Portão Eletrônico Basculante 1/4 Gatter Peccinin para portão basculante

Motor portão eletrônico Rossi

Os motores de portão eletrônico da Rossi são os queridinhos dos serralheiros. Há anos consolidada no mercado, a Rossi oferece motores com excelente desempenho para diversos tipos de portões eletrônicos.

Os melhores custos-benefícios da Rossi são:

  • Motor Portão Deslizante Dz Nano 36 para portão deslizante
  • Motor de Portão Pivotante  Pivo Pistão PL3 para portão pivotante
  • Motor de Portão Rossi BV Nano para portão basculante

Motor portão eletrônico PPA

Os motores de portão eletrônico da PPA também são uma excelente opção de aquisição. Certificada nacional e internacionalmente, a PPA também oferece motores de portão eletrônico para diversos tipos de portão.

Confira os melhores da marca:

  • Motor Portao Deslizante Dz Rio para portão deslizante
  • Motor Portão Eletrônico SK Jetflex para portão pivotante
  • Motor Portão Eletrônico Basculante Bv Home Smart SP para portão basculante

Como saber se meu portão eletrônico está com o motor errado

O tempo de abertura e fechamento é o principal fator que indica se o portão eletrônico está com o motor errado e está diretamente ligado ao tipo do portão e à potência do motor. Na seção a seguir, você aprenderá como identificar essa e outras falhas que denunciam que seu portão eletrônico está com o motor errado.

Como saber se meu portão eletrônico está com o motor errado
Mulher contabilizando tempo em cronômetro

Tempo para abrir um portão eletrônico

O peso do portão e a potência do motor são essenciais para definir o tempo de abertura e fechamento do portão. Se o seu portão demora demais para abrir ou fechar, o primeiro passo para identificar o erro é comparar as informações técnicas do seu portão com o manual do motor: o peso do portão condiz com a capacidade do motor? Se sim, você ainda pode verificar nas próprias especificações do motor se o tempo de abrir ou fechar sugerido condiz com a realidade.

Falhas portão eletrônico

Outros tipos de falhas no portão eletrônico também podem indicar a incoerência entre portão e motor, como trepidações na hora de abrir ou fechar, travamentos, etc. Caso perceba algumas dessas falhas em seu portão eletrônico, vale a pena consultar um especialista para solucionar o problema!

Como escolher motor para portão

Na hora de escolher o motor ideal para o seu portão eletrônico, vale a pena se atentar a alguns critérios que garantirão o melhor desempenho do motor e o melhor funcionamento do portão. O modelo do portão que você deseja instalar é o primeiro critério que deve ser considerado: afinal, como vimos anteriormente, cada tipo de portão – basculante, deslizante e pivotante – exige um tipo específico de motor.

Após definir o modelo, o tamanho e o peso do portão influenciarão diretamente na escolha do motor. Afinal, a capacidade de sustentação dos motores de portão eletrônico variam de 300 a 1000 kg. Ao utilizar um motor de 300 kg em um portão de 500 kg, por exemplo, há riscos de danificar o motor e impedir o funcionamento do portão.

No mais, destacamos o acesso às peças que complementam o motor, que podem tanto acompanhar o motor quanto serem vendidas separadamente. A nossa recomendação é que você adquira o motor já acompanhado das peças essenciais para seu funcionamento (como cremalheiras, controles, etc.) e verifique se as peças compatíveis com seu motor são facilmente encontradas no mercado a fim de evitar burocracias com possíveis manutenções.

Por fim, como você verá a seguir, a potência também é um fator importantíssimo na escolha do motor de portão eletrônico.

Potência de um motor de portão

Nós já mencionamos o tamanho e o peso do portão como cruciais na escolha do motor e a potência do motor está diretamente ligada a esses fatores.

Para começar, a potência do motor nada mais é que a capacidade de funcionamento por segundo de execução, ou seja, o peso do portão pelo tempo de fechamento e abertura. A potência é medida em cavalos, vulgo HP, e deve condizer com as características de peso e tamanho do seu portão.

Potência do motor equivalente ao peso do portão

Embora potência, peso e tamanho sejam unidades relacionadas quando o assunto é portões eletrônicos, é errado afirmar que a potência equivale ao peso do portão. Na verdade, a potência do motor é inversamente proporcional ao peso e ao tamanho do portão, o que significa que:

  • portões com menos de 300 kg requerem motores com potência de 1/5 HP;
  • portões de até 400 kg requerem motores com potência de ¼ HP;
  • portões de até 500 kg requerem motores com potência de 1/3 HP;
  • portões de até 700 kg requerem motores com potência de ½ HP.
Potência do motor equivalente ao peso do portão
Portão de entrada para garagem

Estamos chegando ao fim do nosso artigo e esperamos que tenhamos esclarecido suas dúvidas quanto automatização de portões e a escolha do motor ideal para o seu portão eletrônico.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!